Uma pesquisa realizada pela Nextview People e pela HR Academy este ano apontou um dado que me chamou muito a atenção: a falta de qualificação dos profissionais é a principal dificuldade encontrada pelos selecionadores para preencher uma vaga. Na seleção de profissionais em nível gerencial e executivo, essa dificuldade é ainda maior.
Quis trazer o tema para esse post porque, mesmo em tempos de crise, os profissionais não podem deixar de buscar seu desenvolvimento. As turbulências político-econômicas passarão e quando isso acontecer, as pessoas precisam estar preparadas para as oportunidades que virão.
De acordo com os dados, as principais dificuldades para contratar profissionais juniores são a falta de competências técnicas (59%), a falta de autoconhecimento (47%) e a falta de experiência profissional (44%).
Já quando olhamos para os profissionais plenos, as principais dificuldades são a falta de competências de liderança (60%), a falta de competências ligadas à gestão de negócios (52%) e a falta de competências técnicas (42%).
Para os profissionais seniores, as maiores dificuldades se encontram na falta de aderência à cultura da empresa (46%), na remuneração incompatível com as práticas da empresa (45%) e na falta de competências de liderança (44%).
Em tempos de crise, é natural muitos profissionais ficarem acuados, com medo de investir em seu desenvolvimento e ficarem sem emprego de repente. Outro sentimento bastante comum é temer que mudanças inesperadas façam o conhecimento que estão adquirindo perder a utilidade. Também acontece de as pessoas estarem com tanto trabalho, que não priorizam cursos ou outras atividades de aperfeiçoamento.
Independentemente do cenário, saber as competências que você precisa desenvolver e procurar meios de aprimorá-las constantemente é fundamental – em qualquer época. Então, mesmo que tenha razões para deixar seu desenvolvimento de lado, vale a pena insistir. Hoje em dia, não é preciso gastar muito para adquirir novos conhecimentos. Na internet há uma variedade de cursos online de qualidade, com valores acessíveis ou até mesmo gratuitos. No Veduca, por exemplo, é possível ter acesso a conteúdos de cursos de MBA sem pagar nada. Só é preciso disciplina e dedicação para concluir a formação online.
E aí, se animou? Eu recomendo e muito esse esforço. Pode acreditar: vai valer a pena!
Texto originalmente publicado no blog "Carreira em Gerações" da Exame.com
Texto publicado no endereço: https://www.linkedin.com/pulse/crise-n%C3%A3o-pode-estagnar-sua-carreira-sofia-esteves?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-51-null&midToken=AQH275otoJblBw&fromEmail=fromEmail&ut=0B03hWafYJpT01